Portuguese Spain English Japanese




25 de jul. de 2010

Aula 1 GM - Introdução


Pessoal vou iniciar a nossa primeira aula de GM. É uma aula básica pra quem ainda ta começando a mexer com essa fantástica ferramenta que é o Game Maker. Aqui você conhecerá mais sobre o program.



HISTÓRIA

"Antes de começarmos a conhecer o programa acho legal sabermos um pouco mais da sua história, a sua trajetória até ser a incrível ferramenta que é hoje.
Era uma vez... (ignorem isso :D)

O Game Maker, por vezes referido apenas como "GM", é um software voltado à criação de jogos escrito em Delphi pelo Prof. Overmars. Originalmente o projeto se chamava "Animo", uma ferramenta para criação gráfica que posteriormente evoluiria para um motor de criação de jogos direcionado à desenvolvedores inexperientes.

Em 15 de Novembro de 1999 era lançada a primeira versão oficial do Game Maker (1.1), que possuía um visual bastante rudimentar. Como vocês podem ver na imagem, o programa era exibido apenas na forma de uma barra de ferramentas, sendo que cada botão abria uma janela com seu respectivo conteúdo:



O sistema de desenvolvimento principal do GM era o "Drag and Drop" (arraste e solte), que consiste em arranjar ícones pré-definidos em uma ordem lógica a fim de executar uma tarefa / etc (o que vamos aprender nessas aulas). Para os programadores mais experientes havia também uma linguagem nativa que foi criada especificamente para o programa chamada "GML" (Game Maker Language), esta que herda características de outras linguagens "oficiais" como o C e o Pascal.

Ao longo das versões tanto o sistema Drag and Drop quanto a linguagem GML foram sendo aprimorados, permitindo a criação de jogos cada vez mais elaborados e consequentemente elevando os requisitos de sistema, ainda que estes sejam considerados "leves" mesmo nas versões atuais.

Até a quarta versão o programa permaneceu totalmente gratuito, sendo que a partir da quinta o mesmo foi dividido em uma versão "registrada" e outra "não registrada". A versão não registrada era gratuita, porém, acarretava uma sér
ie de limitações como funções bloqueadas e exibição de uma pequena propaganda na inicialização dos jogos criados.

Em 26 de Janeiro de 2007 o Prof. Overmars anunciou uma parceria com uma empresa Britânica chamada YoYo Games, liderada por Sandy Duncan (ex vice presidente da Xbox Europa). O propósito da YoYo Games era apoiar o desenvolvimento do proeminente Game Maker assim como fundar uma comunidade para interação de desenvolvedores e jogadores.

Neste ponto o GM encontrava-se em sua mais nova versão, 7.0, que por razão da entrada da YoYo Games teve seu sistema de versões reformulado para "Pro" e "Lite", sendo que as limitações da versão gratuita eram semelhantes às das versões 5 e 6.

Após a reformulação do site os desenvolvedores contavam com um sistema de hospedagem gratuita para seus jogos. É possível fazer dowload ou jogá-los diretamente da internet (através de um plugin), bem como postar comentários e avaliações. Recentemente o site vem promovendo ainda concursos oficiais com premiações em dinheiro."
Trecho retirado do tópico História do Game Maker criado por jp_away no fórum Game Maker Brasil.

FUTURO DO GM
Muito se fala sobre o futuro da ferramenta, se ela será engolida por programas com uma maior capacidade de criar jogos em 3D. A verdade é que o GM tem se mostrado uma ferramenta simples de se mexer e se for possivel exportar seus jogos para as plataformas da aplle (objetivo dos desenvolvedores do software) ganhará muitos adeptos.


|Aula 1 GM - Introdução| Aula 2 GM- Interface>

Nenhum comentário:

Postar um comentário