INTERFACE DO GM
Quando se abre o GM pela primeira vez, pergunta se você quer trabalhar no modo avançado. Mesmo estando iniciando agora, coloque no modo avançado porque não tem necessidade de omitir ferramentas do programa.
Caso você já tenha respondido que não quer ir para o modo avançado vá em File > Advanced Mode.
A interface do GM é bem simples:
A - Data Base
Aqui encontram-se todos os recursos que seu jogo possui como sprites, sons, backgrounds, fontes, etc. (no decorrer das aulas aprenderemos o que é cada um)
B - Barra de Menus
A barra de menus é muito parecida com a de outros programas por isso vou entrar em detalhes apenas no que for diferente.
File:
Create Executable... Aqui é onde você cria o arquivo executável do seu jogo, para poder distribui-lo pros amigos, familiares, amantes, cachorros...
Publish your Game... Te direciona para o site da Yoyo Games onde você pode publicar os seus jogos.
Preferences... Local onde pode configurar o GM.
EDIT:
Edita o recurso selecionado na área de recursos do jogo (aprenderemos mais tarde).
RESOURSES:
Aqui você pode criar e configurar os recursos do seu jogo.
SCRIPTS:
Serve para criar e editar os scripts. (Nessas aulas para iniciantes não aprenderemos scripts porque é algo mais avançado)
RUN:
Run normally Executa um teste do jogo.
Run in Debug mode Executa um teste do jogo com a ferramenta Debug, que identifica bugs do jogo.
WINDOW:
Administra as janelas abertas no programa diminuindo o tamanho e fechando todas.
HELP:
O grande help do GM. É um manual completo, lá você pode encontrar o que você precisa de maneira fácil de entender (unico problema é que inglês mas que da pra se resolver com tradutor)
C - Barra de Ferramentas
A barra de ferramentas é onde se encontra atalhos para realizar diversas funções no Game Maker. Essas funções são:
Novo Projeto
Abrir Projeto
Salvar Projeto
Cria arquivo executável do projeto
Direciona ao site da Yoyo Games
Testa o jogo normalmente
Testa o jogo com o Debug
Cria sprites
Cria sons
Cria Backgrounds
Cria Paths
Cria Scripits
Cria fontes
Cria linhas do tempo
Cria objetos
Cria roons
Cria informações para o jogo
Vai as configurações globais do jogo
Adiciona libs (precisa da versão PRO)
Vai até o help
D - Área de Trabalho
Aqui é onde aparecem as janelas onde você realiza a programação do jogo. (onde o pau quebra)
VÍDEO
Chegamos ao fim da primeira aula. Escrevi muito mas é pra ficar bem explicadinho. Bom aprendizado para vocês e até a próxima aula.
Aula 1 GM - Introdução |Aula 2 GM- Interface|
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